Hormônios do Ciclo Reprodutor da Mulher

A ovulação -- a liberação do óvulo pelo ovário - é o evento mais importante do ciclo fértil; ocorre somente uma vez num momento específico durante o ciclo, mesmo quando há liberação de mais de um óvulo.

O mecanismo ovulatório também produz os dois hormônios ovarianos, estradiol e progesterona.

O estradiol é produzido somente pelo folículo em desenvolvimento, antes da ovulação: ele estimula as glândulas do cérvix para secretar um tipo específico de muco ("o muco com características férteis") que é essencial para a passagem dos espermatozóides através do cérvix para alcançar o óvulo. O estradiol também estimula o crescimento do endométrio revestindo o útero.

As mudanças cíclicas da atividade ovariana são controladas pela secreção de dois hormônios, pela glândula hipofisária, o hormônio folículo estimulante ( FSH) e o hormônio luteinizante ( LH).

Os folículos dentro dos ovários têm um limiar de requisito para o FSH, abaixo do qual nenhuma estimulação ocorre.

There is also an intermediate level of FSH production that needs to be overcome before a follicle is finally driven to its full ovulatory response.

A medida que o folículo dominante dispara até a ovulação, ele produz rapidamente quantidade crescente de estradiol. Este estradiol estimula a produção do muco cervical e também impede a produção do FSH.

A queda no FSH também induz o mecanismo de amadurecimento do folículo dominante, e o torna receptivo para a segunda gonadotrofina hipofisária, LH. Essa onda de LH constitui o gatilho que inicia a ruptura do folículo (ovulação) aproximadamente 37 horas após o início da onda de LH ou 17 horas após o seu pico.

Os sintomas máximos da produção do muco com características férteis são observados no dia pico de produção de estradiol que precede o sintoma Ápice do muco, e a ovulação. A mudança rápida, após o sintoma ápice do muco, ocorre muito perto do dia da ovulação e é devida a produção crescente de progesterona nesta época. O início do próximo sangramento menstrual, na ausência de gravidez, é altamente previsível a partir destes eventos.

Após a ovulação, a progesterona e o estradiol são produzidos pelo corpo lúteo, que é formado a partir do folículo rompido. Esta progesterona causa a mudança abrupta no muco que ocorre imediatamente após a ovulação, definindo o sintoma Ápice.

A progesterona também prepara o endométrio, já preparado pelo estrogênio, para implantação do óvulo fertilizado.

Na ausência da gravidez, a produção de estradiol e progesterona começa a diminuir, aproximadamente 7 dias após a ovulação e isto resulta na descamação do endométrio como sangramento menstrual 11 a 16 dias após a ovulação.

O Método Billings utiliza as mudanças na produção do muco cervical, tal qual são observadas pela própria mulher, para identificar os eventos subjacentes do ciclo ovulatório.

Reference:Ovarian Activity and Fertility and the Billings Ovulation Method, Professor-Emeritus James B. Brown, Ovulation Method Research and Reference Centre of Australia.